Algumas pessoas parecem não perceber a melhora de forma satisfatória após o uso dos florais por determinado tempo. O caos ainda parece imperar.
Há algumas essências florais que podemos considerar para auxiliarem nesse processo. São essências florais que devem ser tomadas por um determinado tempo, para aliviar o caos e permitir enxergar o real motivo do estresse.
Rescue/Fórmula de Emergência – é a fórmula mais indicada em casos de estresse pois ele acalma, relaxa e auxilia na diminuição do estresse.
Wild Oat – indicado para situações de grande frustração interior; ele mostra novos caminhos através do despertar do propósito de vida.
Holly – recomendado para situações inaceitáveis da vida, em que se tem a presença de sentimentos negativos como a raiva, a inveja, ou sentimento de vingança, que encobrem a carência de amor, atenção e compreensão.
Agrimony – para aquelas pessoas que mascaram seus sentimentos de tal forma que chegam a enganar até a si mesmos. Porém, para haver a melhora, é preciso permitir-se identificar a causa do seu problema para, depois, lidar com ele.
Wild Rose – desperta a criança interior. Traz vitalidade, alegria, diversão e felicidade para aqueles que se sentem prisioneiros das situações da vida que não tem mais sentido.
Sweet Chestnut – fortalece a energia interior diante das adversidades, quando a pessoa se sente em um beco sem saída.
Gorse – restaura a esperança e a crença de que vamos conseguir superar tudo, devolvendo o brilho no olhar.
Oak – para aqueles que lutam incessantemente a ponto de perder sua essência vital. Libera a pessoa do seu senso de dever exagerado e permite que sua personalidade apareça.
Heather – a pessoa Heather está perdida em um furacão de sentimentos e faz a “tempestade em copo d´água”. Essa essência traz a bonança e permite enxergar a causa real de tudo.
Nestas situações de ausência de melhora ou efeito no tratamento com florais, a recomendação é que essas essências sejam todas sozinhas ou em formulações com menos essências por 2 ou 3 meses para que seus efeitos possam ser sentidos e seus benefícios surjam.
FONTE: BEAR, J; BELLUCO, W. “Florais de Bach – O livro das Fórmulas”, Ed. Pensamento, 2006.